terça-feira, 2 de março de 2010

O que é bom para diminuir a gula? Azeite é uma ótima pedida!

O uso do azeite na alimentação, já muito conhecido e apreciado pelas nossas avós a muito tempo, agora já é comprovado em pesquisas científicas como um óleo de inúmeras propriedades benéficas ao organismo. Para quem quer uma vida mais saudável, diminuir a gordura no organismo e emagrecer vale a pena experimentar!
O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas( como o ácido oléico) e pobre em gorduras saturadas, o que favorece o controle das taxas de colesterol, pois ajuda a reduzir o LDL do sangue( o " colesterol ruim"), mantendo o nível de HDL( o " bom colesterol").
Ele também é uma importante fonte de Ômega-9, que reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Outras substâncias fundamentais presentes nesse óleo são os hidrocarbonetos, que ajudam a prevenir o Câncer.
A vitamina E que se encontra em boa quantidade nele, protege as células dos radicais livres, rejuvenece a pele e a deixa mais bonita e hidratada.

Agora o benefício gigante do azeite de oliva para quem sofre de prisão de ventre é o de regular o intestino.

Dicas: O melhor tipo de azeite é o extravirgem, aquele que é retirado na primeira prensa das azeitonas. Os melhores azeites são aqueles advindos do Mediterrâneo, como Portugal, Espanha e Itália. A embalagem ideal para conservá-lo é a lata ou vidro escuro. A melhor temperatura para o uso é a fria.

Encontrei uma interessante reportagem que fala sobre como o azeite pode contribuir para perder peso:

Azeite evita ataques de gula

No intestino, um dos componentes do azeite se transforma em hormônio capaz de barrar a fome.
Por Lúcia Helena de Oliveira.
A notícia acaba de sair na publicação científica Cell Metabolism. Segundo cientistas da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, e das universidades Yeshiva e da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, um dos principais componentes do azeite de oliva é capaz de prolongar a sensação de saciedade entre as refeições. Eles se referem ao ácido oléico que, ao alcançar o intestino, se transforma em um hormônio de nome complicado, o oleoletanolamida. “Enquanto a substância está em circulação, o organismo entende que ainda não é hora de comer. Ou seja, não sente aquela fome avassaladora”, explica Daniele Piomelli à Saúde.

A descoberta da metamorfose do ingrediente do azeite em substância antigula agitou o mundo científico. E não para menos. É a primeira vez que pesquisadores notam que uma comida está diretamente ligada a produção de um hormônio. E que hormônio! ”Nossas experiências foram realizadas em ratos. Mas devem levar a uma nova recomendação para a dieta de seres humanos que têm no apetite desenfreado o maior inimigo na batalha contra o excesso de peso”, diz Piomelli.

Enquanto o azeite provou ter efeito positivo, as gorduras saturadas e, principalmente, a trans revelaram que são capazes de inibir a produção do hormônio fabricado no intestino. “No caso, não sabemos direito como acontece essa inibição. Mas dá para presumir que é melhor privilegiar o azeite nas refeições e deixar de lado esses outros tipos, apesar de toda gordura oferecer a mesma quantidade de calorias”, conta o cientista que conduz suas investigações na Universidade da Califórnia, em Irvine.

De fato, não importa se é o bendito óleo de oliva ou um pedaço de bacon ou, ainda, a trans de uma bola de sorvete: cada grama de ácido graxo sempre oferece 9 calorias. Por isso mesmo, não é bom exagerar. O recado para quem quer emagrecer é fazer uma troca, escolhendo sempre o azeite como fonte de gordura no cardápio.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0303/corpo. Acessado em 02/03/2010 15:30.
Revista Viva Saúde. Seção Nutrição, pgs: 28 a 31.


2 comentários:

  1. Gostei do blog, ainda bem que gosto de azeite, rsrsrs, assim vai me ajudar a comer menos.!
    Parabéns, que Deus te abençoe!

    www.oamordedeusvive.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário João, que bom que gostou do blog, depois vou colocar outros posts interessantes sobre alimentação e emagrecimento.
    Fica com Deus você também!!!

    ResponderExcluir